Encontro Internacional de Dança Negra

17/11/2008 17:00

EIDAN
“Moveu você, Moveu a mim.”

O I Encontro Internacional de Dança Negra vem com a missão de resgatar os movimentos perdidos da dança negra brasileira, de cunho tradicional e contemporâneo, através dessa convocação de ícones da dança de várias partes do mundo, do Brasil, da Bahia e da cidade do Salvador.
Objetiva dialogar, debater, reativar, e principalmente, fazer um resgate de fundamental importância para a cultura negra, a partir do ponto de vista desses elementos que são a sua representação de corpo e alma presentes, e sem intermediários.
Salvador, segundo dados do IBGE, é a maior cidade de população negra (leia-se pretos e pardos conforme definição do instituto supracitado) em termos proporcionais do país. Some-se a isso o fato de ser esta cidade, também, a maior cidade negra da diáspora africana e a segunda maior cidade de população negra do mundo.
Há de se ressaltar ainda que apesar de ser reflexo direto de um processo histórico acachapante, a população da diáspora africana conseguiu manter suas instituições lastreadas em referenciais negro-africanos, resultando em características singulares que permitiram intenso intercâmbio entre esses valores e os valores inerentes ao processo civilizatório hegemônico à época.
Com isso Salvador se singulariza como resultado original, e concomitantemente tradicional, de valores negro-africanos que se refletem nos mais diversos campos da vida social, sejam eles a música, a religiosidade, a política, e principalmente em nosso caso, a “dança”.
Com este multifacetado e riquíssimo cenário, de um extenso corpo de dança na cidade e no Estado da Bahia e do potencial simbólico latente, Salvador necessita de um “Centro de Referência” e de um sazonal Grande “Encontro Internacional de Dança Negra”.
www.eidan2008.com.br